Os queijos estão entre os derivados lácteos mais consumidos no Brasil, perdendo apenas para o leite fluido. De acordo com o IBGE, o brasileiro consome, em média, 2,2 quilogramas de leite por ano. Na distribuição nacional, a região Sudeste se destaca com o maior nível de consumo (2,8 kg/hab/ano), seguida pela região Sul (2,6 kg/hab/ano).
Estudos mostram que o interesse pelos queijos estava elevado no primeiro ano da pandemia do novo coronavírus. Em média, em 2020, os brasileiros postaram sobre queijos cerca de 175 mil vezes por semana. No entanto, os dados do Observatório do Consumidor – OC, revelam tendência de queda das menções ao produto no Twitter.
Apesar de uma tendência de queda, em que os tweets sobre queijo passaram de 191 mil em maio de 2020 para 101 mil em agosto de 2021, representando declínio de 47%. A partir daí, as menções aos queijos no Twitter oscilaram mais, com picos que chegaram a 290 mil tweets/semana e vales de até 91 mil tweets/semana. Porém, na média, permaneceram em um patamar mais elevado: cerca de 178 mil publicações por semana.
Essa análise da quantidade de postagens de um determinado produto no Twitter indica o interesse da população por esse produto. Portanto, esse patamar mais elevado de tweets sobre queijos pode se refletir em um consumo maior em 2022.
O teor das postagens sobre queijos no Brasil é maciçamente positivo. Desde de maio de 2020, 75% do conteúdo que os usuários do Twitter têm publicado sobre queijos foi considerado positivo pela ferramenta do OC, evidenciando assim, que os consumidores brasileiros apreciam o produto e têm manifestado opiniões positivas e favoráveis sobre os diversos queijos disponíveis no território brasileiro.
Analisando a série completa de tweets, ou seja, desde maio de 2020, os dados do OC se assemelham aos dados oficiais de consumo domiciliar no Brasil. O estado de São Paulo lidera o ranking de tweets sobre queijo, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Santa Catarina. Portanto, apesar da ordem mudar, todos os estados que são grandes consumidores de queijos se destacam também por apresentar um número maior de tweets sobre o produto no período analisado.
Entre os queijos mais citados no Twitter, tem-se o requeijão em primeiro lugar, com 49,4% dos tweets sobre queijos no período analisado. Nos últimos anos, esse queijo fundido se tornou o principal queijo consumido no Brasil, ultrapassando até mesmo a muçarela.
O queijo coalho despontou como o segundo queijo mais citado no Twitter, o que evidencia sua importância no mercado. O queijo coalho artesanal é típico da região Nordeste, mas as versões industriais desse derivado lácteo ganharam a preferência da população do Sudeste e Sul, se popularizando principalmente nos churrascos de fim de semana.
Na terceira colocação neste ranking, tem-se o queijo petit suisse, muito consumido por crianças. Apesar do seu sabor adocicado, esse produto é um queijo e se destaca como o mais consumido pelas gerações mais novas.
Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa), publicado no Canal do Leite.