O leite fermentado integra a categoria de alimentos funcionais, que além das funções nutricionais básicas, oferecem outros benefícios à saúde.
Por ter um forte apelo de saudabilidade, a newsletter do Observatório do Consumidor (criado pela Embrapa Gado de Leite) deste mês buscou entender quem é o consumidor deste produto e verificar se houve alteração em seu comportamento após o fim da pandemia (declarada em maio/2023 pela OMS).
Para issoo, analisou e comparou as postagens de um ano sobre o produto no Twitter/X, buscando verificar se houve mudança de comportamento no período pós-pandêmico, em relação aos 8 meses imediatamente anteriores.
O leite fermentado foi mencionado 51.132 vezes no período. O maior número de menções se concentrou entre janeiro e a primeira quinzena de março de 2023, superando em 20% a média de todo o período.
O aumento de postagens no período pós-pandêmico foi de 23% em relação ao 1º quadrimestre e de 1% em relação ao 2º quadrimestre.
Quando comparado a outros lácteos, o leite fermentado é o de menor popularidade entre os consumidores. Apresenta o menor número de postagens do grupo acompanhado. No intervalo analisado representou apenas 1,6% das menções sobre leite e derivados.
Perfil dos consumidores de leite fermentado
A geração Z é a que mais comenta sobre o leite fermentado no Twitter/X, representando 79% das postagens realizadas. 19% das menções foram feitas pela geração Y e 2%, pela geração X.
Os homens postaram duas vezes mais que as mulheres sobre o item.
Infere-se a partir destas informações que entre os usuários do Twitter/X, o maior público do leite fermentado é composto por jovens ou jovens adultos do sexo masculino.
Da região Sudeste vieram 57% dos posts, seguida pela região Nordeste e pela região Sul, de onde procederam 17% e 16% das menções sobre o leite fermentado, respectivamente.
Entre os estados, São Paulo lidera o ranking do número de postagens, respondendo por 32% das postagens, ou seja, praticamente um terço de todas as menções.
As características do leite fermentado que mais despertam a atenção dos consumidores são, em ordem de preferência, o sabor, o tamanho, a cor, o preço e a embalagem do produto. Cada uma destas características estiveram presentes em pelo menos 10% das postagens.
Quanto aos alimentos que mais acompanham o leite fermentado, os laticínios ocupam a primeira posição, estando presente em 66% das menções. Alimentos preparados e frutas aparecem em sequência, ambos em 8% dos posts. Juntos, estes três grupos representam 81% dos acompanhamentos citados nas menções.
Fonte: Observatório do Consumidor / Agosto de 2023 (Embrapa Gado de Leite).