Demanda pelo leite UHT cresceu durante a pandemia
O Relatório Anual 2020 da Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV) informou que o leite UHT (Ultra High Temperature), mais conhecido como “leite de caixinha”, representa no Brasil cerca de 62% do consumo, sendo que consiste em 87% do volume consumido de leite comercializado na forma líquida.
“O segmento constitui 28% do destino do leite formal produzido no país e está presente em 90% dos lares. Podemos afirmar ainda que o volume de leite UHT movimenta um negócio que supera os R$ 25 bilhões/ano se considerado seu valor finalizado nas gondolas”, informa o estudo da ABLV.
Segundo a entidade, com a pandemia, voltaram à rotina velhos hábitos de preparação de refeições, sobremesas, bolos e pães. De acordo com o relatório, o auxílio emergencial pago pelo governo contribuiu para esse cenário, que beneficiou as camadas mais pobres da população.
Houve também aumento do consumo médio de vários alimentos, entre eles o leite. “Com isso, assim como ocorreu com outros segmentos do mercado de lácteos, o leite longa vida teve crescimento de volume e de valor de 1,7% e estimados 9%”, ressaltou o documento. “O volume retornou ao nível de 7 bilhões de litros/ano depois da estagnação ou ligeira perda nos últimos anos.”