Vantagem estratégica para o negócio, a transformação digital é mais do que apenas o software
“A tecnologia é uma oportunidade, não uma obrigação.” Será? A frase, do sociólogo italiano Domenico de Masi, foi dita lá na década de 1990. Hoje, no entanto, o mundo caminhou para um ponto no qual a tecnologia não é apenas uma oportunidade, mas sim a oportunidade. A transformação digital tem mostrado isso.
Mas transformação digital não é apenas sobre tecnologia. Também tem a ver com a mentalidade de uma organização, seu pessoal e seus processos. É a visão harmônica e completa do que significa implementar novas tecnologias, otimizar processos, fluxos de trabalho e orientar as pessoas através da mudança.
E onde entra o seu laticínio nessa história? Implementar um ERP é uma iniciativa que faz parte dos domínios da transformação digital. Se o seu laticínio é assessorado por uma gestão moderna, que une a tecnologia do ERP a procedimentos administrativos eficientes, você já está no rumo dessa transformação. No entanto, se você acha que basta implantar um sistema e esperar que ele faça “o milagre” sozinho, seu pensamento está equivocado.
Muito se fala sobre isso, mas poucos entendem, de fato, sua relevância no mercado atual. Transformação digital é um termo amplo que engloba uma variedade de iniciativas. Talvez, por isso, seja comum vermos digitalização e transformação digital sendo usados como sinônimos. Mas não são a mesma coisa.
A digitalização é a conversão de texto, imagem ou som em um formato digital que pode ser processado por um computador. Em termos bem simples, significa passar informações do meio analógico para o meio digital. Por exemplo, livros contábeis manuscritos que são transformados em arquivos digitais. Ou formulários e tabelas que antes só podiam ser preenchidos a mão, com papel e caneta, e hoje podem ser digitalizados.
A transformação digital, por sua vez, é qualquer tipo de tecnologia que otimiza o seu negócio e permite que você seja mais produtivo e eficaz. É também uma transformação de negócios em que uma empresa busca aprimorar sua eficiência, oferecer uma melhor experiência ao cliente, tornar as tarefas de um trabalho ou departamento mais fáceis para os funcionários.
As pessoas normalmente pensam em transformação digital como adoção de big data, inteligência artificial, machine learning e IoT, entre outros recursos. Não está errado, mas a transformação digital também se refere a iniciativas de tecnologias mais simples, como melhoria de processos, gerenciamento da experiência do cliente, aplicação estratégica de tecnologia para resolver desafios na produtividade, na comunicação e em muitos outros campos.
Segundo pesquisa realizada pela IDG Research (International Data Group), as empresas que usam ERP crescem 35% mais rápido que as que não usam software. Mas vale repetir: o ERP, sozinho, não transforma nada. Se o sistema não for utilizado de maneira adequada, fazendo o melhor uso de todas as suas potencialidades — incluindo a adoção de processos e modelos de trabalho que respaldem essa tecnologia — não haverá transformação e nem bons resultados.
O LACTEUS ERP abriga funcionalidades que podem acomodar várias atribuições do negócio. É o sistema que une todos os setores do seu laticínio, incluindo módulos para gerenciar finanças, estoque, coleta, análises, produção, vendas e distribuição, entre outros. A adoção do LACTEUS ERP é uma iniciativa de transformação digital que se concentra exclusivamente na melhoria das operações do laticínio.
Para isso, é importante encarar o assunto com uma mentalidade moderna e aberta para a transformação digital. Em outras palavras, não adianta enxergar a adoção do sistema como algo isolado e desvinculado da cultura do laticínio. A transformação digital é mais do que apenas o software.
E voltamos à citação de Domenico de Masi, que abre esta reflexão: a tecnologia é uma oportunidade, não uma obrigação. No entanto, fazer uso da tecnologia torna-se, hoje, uma obrigação para laticínios que desejam se manter competitivos no mercado. Mais que isso: laticínios que querem potencializar seus resultados.
A transformação digital não é mais uma questão de preferência ou interesse em seguir uma tendência. É a vantagem estratégica que pode colocar seu laticínio à frente da concorrência. Adequar-se não é mais uma questão de escolha, mas de necessidade.