Motivos não faltam para comemorar a importância do leite para a alimentação, a saúde e a economia mundiais
Entre os dez alimentos mais consumidos no mundo, o leite está no topo da lista. Aliás, não só o leite, mas também seus derivados, como os queijos, por exemplo. O fato é que o mundo consome cerca de 580 milhões de toneladas de leite por ano, seja puro ou na forma de derivados. A pesquisa é da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Não é para menos: o leite tem importância econômica de renda e sobrevivência para grande parte da população mundial, além de ser uma fonte vital de nutrientes. Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em média, 116 equivalentes kg de leite são consumidos por ano por cada habitante. E o número vem crescendo nos últimos anos.
Apesar de dividir opiniões em questões ligadas à saúde, a importância do leite na alimentação é real. Tanto que esse reconhecimento não é de hoje: “O leite é um alimento muito próximo da perfeição”, afirmou o filósofo da Grécia Antiga, Hipócrates, considerado o Pai da medicina.
Mas o Dia Mundial do Leite não é tão antigo quanto Hipócrates. Comemorado em 1° de junho, foi criado em 2001 pela FAO, com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos à população mundial. A escolha desse dia específico se deu porque 1° de junho já era o dia em que diversos países comemoravam o Dia Nacional do Leite.
Rico em proteína e carboidrato, o leite é considerado o principal alimento fonte de cálcio para a nutrição humana. Para suprir as necessidades diárias de cálcio, a FAO/ONU recomenda três porções de lácteos por dia ou 1000 mg. O ideal é ingerir um copo de 200 ml de leite, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte.
No estado líquido original, em pó ou na forma de derivados, não importa. A diversidade e o valor nutricional do leite permitem que ele seja processado e consumido em todas as culturas, das mais diversas maneiras.
Aqui no Brasil, o leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da nossa agropecuária, à frente de produtos tradicionais como café e arroz. O agronegócio do leite e seus derivados têm papel relevante no fornecimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. A produção nacional atual está em torno de 34 bilhões de litros, de acordo com o IBGE.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Brasil é o 3º maior produtor mundial de leite, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Neste Dia Mundial do Leite, nosso reconhecimento e gratidão pelo trabalho de todos os profissionais envolvidos na cadeia produtiva do leite!
Leia também: