Incentivo por Volume/Quantidade/Produção

Continuando a série Fidelizando o Produtor Rural, destacamos hoje o Incentivo por Volume.

O produtor de leite que consegue produzir em maior quantidade é bonificado por isso. Isso estimula o aumento do volume de produção.  

Esse produtor que consegue produzir em maior quantidade é preferido pelo laticínio, que normalmente quer mais matéria-prima.

A quantidade maior também é melhor para a logística de captação e seus custos, pois significa menos paradas e veículo aproveitado ao máximo. Quando o laticínio tem menos produtores, e estes com maiores volumes, normalmente o custo de transporte para realizar a coleta é menor que muitos produtores, com menos leite.

Dessa maneira, o incentivo por volume é uma forma do laticínio estimular seus produtores que queiram investir nesta finalidade. 

Para este exemplo não iremos considerar os critérios de qualidade. 

A proposta é que, além de receber pelo preço-base do litro de leite, recebe como incentivo um valor adicional conforme a quantidade que ele produz. Esta quantidade normalmente é dividida em faixas e conforme o enquadramento na faixa, o valor adicional é definido. Veja o exemplo de incentivo abaixo:

Para os usuários do LACTEUS ERP, a tabela está disponível nos processo Captação.

Vamos supor que o valor base do litro de leite seja R$ 1,80, então o produtor com 1000 litros/dia receberia:

Leite             30.000 R$ 1,80 R$ 54.000,00
Incentivo Volume  R$ 0,04 R$ 1.200,00
Total a receber R$ 55.200,00
Preço Médio Básico R$ 1,84
Exemplo de um produtor com 1000 litros por dia que se enquadrou na segunda faixa
Leite             13.500 R$ 1,80 R$ 24.300,00
Incentivo Volume  R$ 0,02 R$ 270,00
Total a Receber R$ 24.570,00
Preço Médio Básico R$ 1,82
Exemplo de um produtor com 450 litros por dia que se enquadrou na primeira faixa

Apresentar este raciocínio ao produtor, mostrando o quanto ele pode ganhar a mais investindo em seu rebanho, é uma forma honesta de promover o crescimento do produtor rural e também do laticínio.

Alguns laticínios trabalham com faixas que avaliam o volume total no mês e outros com a média diária, que é mais comum. Este é um exemplo e deve ser adaptado à realidade do mercado no qual você está inserido.

Mais postagens

Envie-nos uma mensagem