Continuando a série Fidelizando o Produtor Rural, destacamos hoje o Incentivo por Volume.
O produtor de leite que consegue produzir em maior quantidade é bonificado por isso. Isso estimula o aumento do volume de produção.
Esse produtor que consegue produzir em maior quantidade é preferido pelo laticínio, que normalmente quer mais matéria-prima.
A quantidade maior também é melhor para a logística de captação e seus custos, pois significa menos paradas e veículo aproveitado ao máximo. Quando o laticínio tem menos produtores, e estes com maiores volumes, normalmente o custo de transporte para realizar a coleta é menor que muitos produtores, com menos leite.
Dessa maneira, o incentivo por volume é uma forma do laticínio estimular seus produtores que queiram investir nesta finalidade.
Para este exemplo não iremos considerar os critérios de qualidade.
A proposta é que, além de receber pelo preço-base do litro de leite, recebe como incentivo um valor adicional conforme a quantidade que ele produz. Esta quantidade normalmente é dividida em faixas e conforme o enquadramento na faixa, o valor adicional é definido. Veja o exemplo de incentivo abaixo:
Vamos supor que o valor base do litro de leite seja R$ 1,80, então o produtor com 1000 litros/dia receberia:
Leite | 30.000 | R$ 1,80 | R$ 54.000,00 |
Incentivo Volume | R$ 0,04 | R$ 1.200,00 | |
Total a receber | R$ 55.200,00 | ||
Preço Médio Básico | R$ 1,84 |
Leite | 13.500 | R$ 1,80 | R$ 24.300,00 |
Incentivo Volume | R$ 0,02 | R$ 270,00 | |
Total a Receber | R$ 24.570,00 | ||
Preço Médio Básico | R$ 1,82 |
Apresentar este raciocínio ao produtor, mostrando o quanto ele pode ganhar a mais investindo em seu rebanho, é uma forma honesta de promover o crescimento do produtor rural e também do laticínio.
Alguns laticínios trabalham com faixas que avaliam o volume total no mês e outros com a média diária, que é mais comum. Este é um exemplo e deve ser adaptado à realidade do mercado no qual você está inserido.