O painel dinâmico que mostra gráficos, índices, tabelas e curvas ABC, de acordo com a demanda do seu laticínio
O termo dashboard, hoje amplamente utilizado em vários segmentos, foi emprestado dos automóveis, por causa do painel de controle (tradução de dashboard). Nele estão bem visíveis velocímetro, odômetro, nível de combustível, relógio, luzes indicadoras, temperatura do motor etc. Da mesma forma, os indicadores do seu laticínio devem estar no painel do ERP, para que os usuários estejam a par de tudo que acontece em todos os setores.
Os módulos do ERP ficam reunidos em uma tela inicial, onde aparece o dashboard. Nele estão centralizadas todas as informações importantes sobre o setor em questão: procedimentos, andamento das atividades, recursos disponíveis, taxas, tarefas previstas, prazos de entrega e outras ações. Esse painel funciona como a interface central do sistema, com visualizações que podem ser acessadas regularmente. O objetivo é observar métricas e, desta maneira, entender os principais indicadores de desempenho.
Muitos laticínios buscam visibilidade operacional ao utilizar um ERP. E esse é um motivo que pode passar despercebido, mas que faz grande diferença na escolha do software de gestão do seu laticínio. O ideal é que os usuários finais possam acessar os dados com facilidade. Em outras palavras, assim que um usuário efetua login no sistema, ele deve ser capaz de ver, de forma clara, os dados em tempo real.
“Design é função, não forma”, como bem disse Steve Jobs. Aparência e funcionalidade devem andar juntas no seu dashboard, por isso ele deve ser prático e visual. Acessar uma informação rápida sobre o desempenho de determinado setor do seu laticínio, por exemplo, não deve tomar mais do que alguns minutos. Não é necessário analisar centenas de planilhas e gastar dias para ter uma visão geral do cenário. Nesse caso, o dashboard cumpre sua função.
É comum que as pessoas compreendam mais nitidamente pelo meio visual. Ter à sua frente gráficos, diagramas e ilustrações facilita a visualização dos dados e os torna mais universais, relacionáveis e menos complexos. Com isso, é possível ter uma visão mais abrangente e avaliar com mais precisão as variáveis que interferem no resultado final das operações.
As características do segmento lácteo e as particularidades do seu laticínio devem ser levadas em consideração para que o dashboard monitore e apresente informações relevantes. O ERP que oferece um dashboard descomplicado e bem-estruturado facilita ainda mais a tomada de decisões.
A ferramenta fornece uma visão consolidada de tudo o que você precisa saber, com base em indicadores confiáveis. E é por meio desses indicadores, exibidos nos dashboards, que se torna possível monitorar os resultados do laticínio. Afinal, utilizar bons parâmetros é fator-chave para o sucesso de um sistema ERP.