Estudo do IBGE mostra que estados do Sul sobem no ranking nacional, mas Minas ainda lidera
Com 34,84 bilhões de litros de leite produzidos em 2019 – última informação oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – a atividade leiteira no Brasil segue se espalhando pelo país. Em relação ao ano anterior, aumentou cerca de 2,7%. Mas 70% da produção total estão em cinco estados. Minas Gerais continua liderando o ranking de aquisição de leite, com 27,11% da captação nacional, seguido por Paraná (12,45%) e Rio Grande do Sul (12,26%).
De acordo com o estudo do IBGE, as 10 principais mesorregiões produtoras de leite somaram 15,13 bilhões de litros de leite em 2019. A do Noroeste Rio-Grandense surge como a maior mesorregião produtora, com 2,86 bilhões de litros de leite (cerca de 8,23% do leite brasileiro).
Ao somar o leite dessa mesorregião com outras de Santa Catarina e Paraná que estão entre as 10 principais mesorregiões produtoras de leite, chega-se a 7 bilhões de litros (cerca de 20,26% do leite brasileiro). Isso equivale a três vezes a produção do Uruguai e a quatro vezes a produção do Chile. Se continuarem nesse ritmo crescente, é possível que em poucos anos essas mesorregiões estejam produzindo o equivalente a todo o leite argentino.
Estas e várias outras informações estão reunidas, em detalhes, no Anuário Leite 2021 lançado pela Embrapa em julho. Entre os temas, estão reportagens e artigos assinados por pesquisadores da instituição, além de dados e estudos recentes sobre o setor lácteo.