Aumento da captação de leite no Brasil

Estudo do IBGE mostra que estados do Sul sobem no ranking nacional, mas Minas ainda lidera 

Com 34,84 bilhões de litros de leite produzidos em 2019 – última informação oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – a atividade leiteira no Brasil segue se espalhando pelo país. Em relação ao ano anterior, aumentou cerca de 2,7%. Mas 70% da produção total estão em cinco estados. Minas Gerais continua liderando o ranking de aquisição de leite, com 27,11% da captação nacional, seguido por Paraná (12,45%) e Rio Grande do Sul (12,26%).

De acordo com o estudo do IBGE, as 10 principais mesorregiões produtoras de leite somaram 15,13 bilhões de litros de leite em 2019. A do Noroeste Rio-Grandense surge como a maior mesorregião produtora, com 2,86 bilhões de litros de leite (cerca de 8,23% do leite brasileiro).

Ao somar o leite dessa mesorregião com outras de Santa Catarina e Paraná que estão entre as 10 principais mesorregiões produtoras de leite, chega-se a 7 bilhões de litros (cerca de 20,26% do leite brasileiro). Isso equivale a três vezes a produção do Uruguai e a quatro vezes a produção do Chile. Se continuarem nesse ritmo crescente, é possível que em poucos anos essas mesorregiões estejam produzindo o equivalente a todo o leite argentino.

Estas e várias outras informações estão reunidas, em detalhes, no Anuário Leite 2021 lançado pela Embrapa em julho. Entre os temas, estão reportagens e artigos assinados por pesquisadores da instituição, além de dados e estudos recentes sobre o setor lácteo.

Mais postagens

Envie-nos uma mensagem