Alagoas lança projeto de distribuição de 2 litros de leite por semana para (160 mil) estudantes, o que significa (42.500 litros )de leite por dia, (NdRedator Terra Viva), ou seja: (1.275.000 mil )litros por mês.
Numa parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Agricultura (SEAGRI) e com mais de 160 mil estudantes beneficiados, o governador Paulo Dantas lançou nesta sexta-feira (29), o Programa Leite do Coração, que tem como objetivo incrementar nutricionalmente a alimentação dos estudantes que fazem parte da rede estadual de ensino, e que agora passarão a receber 2 litros de leite por semana. O lançamento ocorreu durante a 40ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha.
O Programa Leite do Coração será dividido em duas etapas, sendo a primeira alcançando 70 mil estudantes e a segunda com mais 96 mil estudantes, abrangendo os 102 municípios. Desde julho, o programa já era executado de forma piloto em nove escolas estaduais do Vergel e Ponta Grossa, em Maceió, e o sucesso desta experiência fez com que o Estado decidisse expandi-la para outras unidades de ensino.
Paulo enfatizou a importância do programa que reúne muitos benefícios para a população e para o estado, fortalecendo a educação, a economia, fomentando a Bacia Leiteira e promovendo mais saúde para os estudantes. “Este programa tem uma proposta muito importante de combate à insegurança alimentar e também do abandono escolar, somando-se ao Cartão Escola 10 como um instrumento que fortalece a permanência do estudante na escola. Também fomentamos a agricultura familiar, compramos do pequeno produtor e distribuímos o leite entre os estudantes. Uma cadeia forte é criada pra gerar empregos e renda”, destacou.
O Leite do Coração será executado pelas Seduc e SEAGRI alcançando o combate à evasão escolar em todo o estado. Ao todo, foram adquiridos 350 freezers para o armazenamento do leite, perfazendo um investimento de R$ 1,2 milhão. Eles, inclusive, já estão sendo distribuídos nas unidades de ensino, cujos gestores ficarão responsáveis pela entrega do alimento.
O programa vai contemplar todas as 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) começando, nesta primeira fase, por Maceió, Arapiraca, Pão de Açúcar, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Monteirópolis, São José da Tapera, Palestina, Batalha e Belo Monte.
Fonte: Cada Minuto, via Terra Viva.