Manter esses alicerces fortalecidos é vantagem para seu laticínio, que sairá na frente da concorrência
Existem vários pontos que podem ser incorporados à rotina de indicadores do laticínio, de acordo com o propósito de cada estabelecimento. Mas os principais pilares (que também podem assumir papel de indicadores) a serem avaliados são: qualidade do leite, rendimento, produtividade, qualidade dos produtos e lucratividade.
Alguns desses indicadores você pode acompanhar diariamente, toda semana ou todo mês, dependendo da sua necessidade. Isso é importante para que suas metas em relação ao seu laticínio estejam sempre alinhadas. Além disso, é uma maneira eficiente de saber como está o andamento dos processos no que diz respeito ao seu objetivo dentro do laticínio.
1. Qualidade do leite
É preciso ter o padrão ideal do seu leite, saber como está a qualidade desse leite em relação ao que você estabeleceu como meta no seu laticínio. Como estão CCS, CPP, gordura e proteína do seu leite? Isso interfere no rendimento e no tempo de prateleira dos produtos. (Além dos parâmetros de fraude, como água no leite, por exemplo). Por meio desses dados e análises você terá embasamento para buscar novos fornecedores ou suspender aqueles que não atingem as metas do seu laticínio.
2. Rendimento
Em primeiro lugar, nos produtos que têm rendimento variável (queijo, por exemplo, em que podem variar umidade, gordura etc.) é preciso saber a diferença entre rendimento técnico e rendimento direto. O direto é o geral: quantos litros de leite foram usados para produzir “xis” quilos de queijo. Já o rendimento técnico é um pouco mais específico; leva em consideração a umidade, pois faz uma correção em relação ao seu padrão e umidade.
Sugere-se utilizar esse indicador diariamente, pois o rendimento, ao contrário das ações na qualidade do leite (que são um pouco mais demoradas), possibilita ações rápidas. Com indicadores diários de rendimento, é possível identificar e agir de imediato sobre qualquer coisa que tenha saído do parâmetro, em vez de ficar esperando as oscilações do rendimento ao longo de vários dias, correndo o risco de ter prejuízo pela demora na tomada uma ação.
3. Produtividade
É ela que diz como está a eficiência produtiva do seu laticínio e quanto ele utiliza em relação à sua capacidade de produção. É importante ver também a relação tempo e produção, pois às vezes seu estabelecimento tem uma equipe que produz menos do que outra, o que leva seu laticínio a gastar mais tempo para produzir a mesma quantidade de produtos. Por isso é preciso ter clareza nos números da produtividade. O desejável é aproveitar ao máximo a estrutura do seu laticínio, porém viabilizando essa produção em um tempo mais curto, mas com a mesma qualidade.
4. Qualidade dos produtos
Não há como quantificar a qualidade, não existe número exato para algo que é subjetivo. Mas é possível fazer uma verificação quinzenal ou mensal. Entretanto, para isso, é essencial ter um parâmetro de como está a qualidade do seu produto, incluindo o ponto de venda e o consumidor final. É esse consumidor que vai pagar (ou não) pelo que você agrega ao seu produto. Por exemplo, boas práticas no processo de fabricação, embalagem, selos ou certificações e várias outras coisas que podem trazer mais valor para seu produto.
5. Lucratividade
Onde está o lucro do seu laticínio? É primordial saber como é a lucratividade do seu negócio em diferentes produtos. No dia a dia, isso vai ajudar seu laticínio a direcionar sua força de vendas para os produtos que oferecem maior lucro.
É muito importante, pelo menos uma vez por mês, ver como está o leite fornecido. Em outras palavras: pegar um relatório geral de como está o leite do seu laticínio, como foi o recebimento naquele mês, em relação aos parâmetros.
Claro que é possível ser mais específico e incluir outros parâmetros além dos que mostramos aqui. Olhar esses indicadores uma vez por mês, no mínimo, e ter uma meta em relação à qualidade do seu leite são medidas que, mais à frente, vão refletir positivamente nos outros resultados e indicadores.
Sem um sistema de gestão, fica bem mais difícil acompanhar isso. O ERP fornece esses relatórios de forma fácil, para que você possa fazer esse acompanhamento semanalmente. Isso já vai garantir vantagem para seu laticínio sair na frente de muitos concorrentes que não fazem esse acompanhamento.
Assista também ao vídeo “Principais indicadores de gestão em um laticínio“, de George Martins, no canal Leites e Derivados.