Controle a produção do seu laticínio de maneira organizada, prática e eficiente
Criar uma ordem de produção ajuda seu laticínio a organizar processos. Para isso, é preciso contar com informações seguras e completas. Mas não se trata apenas de empilhar essas informações. O que fazer com elas? Quais são as mais importantes? É importante saber tudo isso e também conhecer os gastos do seu laticínio durante a produção.
A ordem de produção (OP) é o meio para organizar e fazer com que os recursos sejam devidamente utilizados. Existem ferramentas que ajudam nesse processo de emitir uma OP. Mas como fazer, na prática?
Um sistema para laticínios pode auxiliar muito durante a montagem da sua OP. Além disso, é importante conhecer os insumos utilizados na produção, suas devidas unidades de medida e demais detalhes pertinentes.
Com a ordem de produção, é possível controlar a rastreabilidade do lote, dos insumos, do produto acabado, do tempo de produção e das perdas e aproveitamentos. Mas é importante que o sistema seja confiável e qualificado, para que esse processo de emissão seja, de fato, simples e fácil.
O LACTEUS ERP pode contribuir muito para essa organização do processo produtivo no seu laticínio, incluindo a emissão e o armazenamento das OPs. Todas as ordens precisam estar bem armazenadas para evitar problemas de rastreamento e de registro das especificações de produção. Manter tudo bem encadeado facilita muito os próximos processos. Por isso, ter um sistema de gestão confiável para guardar as OPs faz toda a diferença.
Ao fechar uma ordem de produção, por exemplo, o sistema abate os insumos do estoque e registra a entrada do produto acabado. E como o ERP integra todos os setores do laticínio, as informações da OP ficam automaticamente disponíveis a outros departamentos, como o de qualidade e o comercial. Além disso, o sistema também realiza o cálculo do custo e o rendimento do lote.