Mais que mero documento com procedimentos, o PQFL qualifica os fornecedores de leite e viabiliza melhorias contínuas
O Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite – PQFL, instituído pela Instrução Normativa nº 77 (2018), é uma ferramenta de controle elaborada pelas indústrias, laticínios ou cooperativas. O resultado principal deste plano é a obtenção da qualidade máxima do leite como produto final, com benefícios para todo o setor.
O objetivo do PQFL é qualificar os fornecedores de leite, melhorando ou implementando as Boas Práticas Agropecuárias (BPA) nos sistemas produtivos e capacitação dos produtores, com foco em gestão da propriedade. Para isso, usa como referência dados estatísticos de controle da matéria-prima e relatórios de acompanhamento da propriedade.
O plano é obrigatório para os três níveis de inspeção: Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Isso leva os laticínios a desenvolverem ainda mais a produtividade e o rendimento de seus processos e produtos.
Matérias-primas de melhor qualidade, fornecimento menos irregular, estímulo a uma pecuária mais profissional por parte dos produtores rurais, com melhoria da produtividade, qualidade e, consequentemente, da competitividade na cadeia leiteira do país, são algumas dessas melhorias visadas pelo plano.
Para a análise do leite exigida pelo PQPL é indispensável que os procedimentos de coleta sejam muito bem feitos, de forma a garantir que não haja resultados equivocados. Essas análises devem ser realizadas em um dos laboratórios credenciamos pela Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL).
Como confirma o Manual para Elaboração do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL), da Associação Brasileira de Laticínios (VIVA LÁCTEOS) e do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (SILEMG), os laticínios são responsáveis pela garantia da qualidade do leite e dos derivados que produzem.
Além disso, devem garantir “o controle em todas etapas do processo produtivo, desde a obtenção do leite, armazenamento na fazenda sob refrigeração, coleta e transporte até a indústria, recepção, estocagem nos silos, processamento, estocagem e distribuição ao mercado consumido.”