Com vendas mais eficientes, é possível aumentar o rendimento do seu laticínio
Vivemos uma transformação digital que nos coloca cada vez mais em contato com novas tecnologias. Ao mesmo tempo, em plena era da experiência do usuário, a busca por abordagens mais humanizadas entre empresas e clientes nunca esteve tão em alta.
Esse relacionamento, que antes era visto como algo mecânico e distante, evoluiu. Venda sem relacionamento tornou-se inviável. É preciso dar total atenção a quem compra do seu laticínio, embora muitos ainda operem à moda antiga e façam o controle de clientes usando planilhas e agendas. É possível? Sim. É desejável? Não. Por quê?
Esse tipo de ferramenta improvisada pode retardar (e, em alguns casos, até impedir) o bom desempenho do laticínio. Perde-se muito tempo preenchendo e atualizando planilhas. O processo é desgastante e difícil, ainda mais com anotações e mensagens vindas de várias fontes diferentes. A interpretação dessas informações torna-se altamente suscetível a erros, além de comprometer a comunicação entre vendedores.
Qual seria, então, a alternativa viável? A resposta está no CRM. A sigla, que vem do inglês Customer Relationship Management, significa gestão de relacionamento com o cliente. Refere-se ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias voltadas, como diz o próprio nome, para o relacionamento com o cliente.
O CRM engloba todo o processo utilizado por empresas (não importa o tamanho) para gerenciar e analisar as interações com clientes. De fato, é a ferramenta ideal para se aproximar deles, antecipar necessidades, aumentar as vendas e planejar estrategicamente a captação de novos compradores, além de ajudar a entender metas e desafios, em quais produtos há mais interesse e qual o melhor momento para entrar em contato, entre outras funcionalidades.
Por isso, para que o CRM seja usado da melhor forma e faça a diferença no seu laticínio, é preciso ter uma estratégia focada no cliente. E o que possibilita o sucesso dessa estratégia, na prática, é a tecnologia. Nesse contexto, o CRM atua como uma plataforma central onde os dados do cliente são organizados, usados e compartilhados de maneira segura.
Quando o responsável pelas vendas do seu laticínio entra em contato com um cliente potencial, consegue armazenar no sistema CRM dados como nome, endereço, telefone e descrição de cada interação, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails e outras mensagens.
Quando o contato é com um cliente já fidelizado, além de todas as informações previamente coletadas pelo vendedor e já guardadas no CRM, o sistema passa a armazenar também notas fiscais, documentos e registros de todos as transações e atividades seguintes daquele cliente regular. Com isso, gera um perfil de compras do cliente, facilitando novas negociações.
Com todos os dados de vendas e comunicação em um só lugar, é possível gerar vendas mais precisas e aprimorá-las com base em um modelo de previsão de lucro. Munido de informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras, o CRM permite desenvolver um relacionamento mais sólido e forte com esses clientes. Afinal, todos eles são, antes de tudo, indivíduos, pessoas que vão fechar a compra com o seu laticínio.
Quanto mais aperfeiçoado for esse relacionamento, maior será o número de vendas, que vai se refletir no aumento de rendimento do seu laticínio. Com o CRM, ele terá um parceiro estratégico para garantir o foco no cliente e sucesso nas vendas.