6 motivos para beber leite todos os dias

O consumo diário do leite aumenta a chance de ingerirmos mais nutrientes e enriquece a dieta

Quando se fala em alimentação, lá está ele, sempre no centro do debate: o leite. Elogiado por uns, rejeitado por outros. Mas, apesar das divergências de opiniões, lendas e questionamentos, o leite segue como um alimento completo e versátil.

Presença constante em uma infinidade de receitas clássicas do dia a dia, o leite é um ingrediente muito versátil na gastronomia. Melhor: é bem aceito por crianças e adultos e possui um balanço nutricional poderoso: contém proteínas, carboidratos e minerais.

Ao contrário do que muitos pensam, o leite faz bem a todas as faixas etárias (contanto que não haja alergia ou intolerância, claro). Ele é capaz de reduzir a pressão arterial, prevenir a síndrome metabólica e até ajudar no combate a determinado tipo de diabetes. O cálcio presente no leite é benéfico tanto para crianças como para adultos.

Nas crianças, favorece o crescimento saudável de ossos e dentes. Nos adultos, garante uma boa quantidade de massa óssea. Nas gestantes, é essencial para a formação do feto. Nos idosos, evita perdas de massa muscular e óssea, comuns na idade avançada.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda três porções de cálcio diárias, que podem trazer benefícios para a saúde. Mesmo assim, se você ainda não se convenceu, abaixo estão seis bons motivos para beber leite todos os dias:

Fonte de hidratação

O leite contém eletrólitos, carboidratos e 90% de água. A diluição desses nutrientes no meio líquido faz com que o conjunto nutricional do leite seja melhor do que os nutrientes isolados. Um estudo da Universidade Loughborough School of Sports and Exercise Sciences, do Reino Unido, concluiu que o leite magro produz uma melhora considerável na reidratação após atividade física, em comparação com outras bebidas como água e isotônicos.

Ajuda a emagrecer

Isso mesmo, o consumo do leite pode ajudar nesse processo. Programas de emagrecimento com dietas ricas em leite apresentam maiores taxas de perda de peso, quando comparadas a dietas que excluem o leite. A explicação está na proteína encontrada no leite: ela produz maior estímulo hormonal. Isso faz com que a sensação de saciedade dure por mais tempo e evita que você coma mais que o necessário.

Atua no controle da diabetes

Problema cada vez mais comum, a diabetes pode ser tratada e prevenida valendo-se também do leite como importante aliado. O alto teor de aminoácidos das proteínas do soro do leite pode afetar os processos metabólicos do organismo. Isso favorece o controle da glicemia e a ação da insulina e, consequentemente, atua de forma positiva no controle das taxas de açúcar no sangue.

Alivia cólicas menstruais

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Ciências e Tecnologia da Jordânia revelou que adolescentes que consumiam de três a quatro porções de cálcio por dia sentiam menos dores pelas contrações do que as que não consumiam. O cálcio (presente no leite) participa nos processos de contração e de relaxamento muscular. Segundo o estudo, sem o cálcio, o músculo permanece contraído por mais tempo, o que causa mais dores.

Ajuda a dormir melhor

O leite é uma boa fonte de triptofano, um aminoácido essencial e indutor do sono (em casos de insônias leves e moderadas). O triptofano é precursor da serotonina, que atua como um sedativo natural no cérebro humano. Por isso o antigo hábito de se recomendar um copo de leite morno antes de dormir faz todo o sentido.

Contém proteínas de alto valor biológico

As proteínas do leite, incluindo as do soro, além do alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento.

Mais postagens

Envie-nos uma mensagem