Essa bebida é ótima para a saúde intestinal e, inclusive, pode ser feita em casa facilmente
Sabemos que o iogurte é uma opção saudável para incluir na alimentação, principalmente as versões integrais, ou seja, sem adição de açúcares, saborizantes e conservantes. Afinal, é uma boa fonte de proteínas e probióticos, sendo uma boa opção para qualquer hora do dia.
Mas e se a gente te contar que um produto parecido com o iogurte tem tomado as prateleiras dos mercados por ser uma fonte ainda mais abundante de probióticos? Sim, essa opção existe e não é nem iogurte e nem leite.
O que é o kefir
Você já deve ter ouvido falar do kefir ou até já visto para vender nas prateleiras, mas não sabia bem para que servia. Bem, kefir nada mais é do que um leite fermentado, rico em minerais, como fósforo e magnésio, que fortalecem os ossos. O ingrediente principal do kefir deve ser o leite, com uma proporção aproximada de 95%.
Ele também contém vitamina K, essencial para a coagulação sanguínea, e proteínas de fácil digestão, o que o torna ideal para pessoas com problemas digestivos ou intolerâncias leves à lactose, desde que não tenha açúcares adicionados (é bom sempre ler o rótulo).
Outra vantagem do kefir está exatamente nos probióticos! Os probióticos presentes no kefir são microrganismos vivos, como bactérias e leveduras, que ajudam a equilibrar a flora intestinal, melhorando a digestão e combatendo bactérias nocivas. Isso pode aliviar problemas digestivos como constipação e síndrome do intestino irritável.
Além de melhorar a digestão, os probióticos do kefir fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir infecções e doenças. Eles também possuem propriedades anti-inflamatórias, que podem reduzir a inflamação crônica, e estão associadas a benefícios para a saúde mental, como a redução da ansiedade e da depressão.
Como é feito o kefir?
O kefir é produzido a partir da fermentação do leite com grãos de kefir, uma combinação de bactérias e leveduras misturada com carboidratos complexos, proteínas e gorduras. Eles têm uma aparência gelatinosa e irregular e são responsáveis pelo processo de fermentação do leite para produzir o kefir.
O processo começa com a escolha do leite, que pode ser de vaca, cabra, ovelha ou até mesmo de origem vegetal. Então, os grãos são adicionados ao leite e são deixados em temperatura ambiente para fermentar, geralmente por um período de 12 a 48 horas.
Durante esse tempo, as bactérias e leveduras presentes nos grãos fermentam a lactose do leite, produzindo ácido lático, álcool e dióxido de carbono, o que dá ao kefir sua textura espessa, sabor ácido e ligeiramente efervescente.
Depois da fermentação, os grãos de kefir são removidos do líquido fermentado. Eles podem ser reutilizados para produzir mais kefir, enquanto o líquido fermentado restante é o kefir pronto para consumo.
Faça seu kefir em casa
Para fazer kefir em casa você só vai precisar de leite e de grãos de kefir.
- Coloque o leite integral em um recipiente de vidro higienizado
- Coloque os grãos de kefir. São de 2 a 4 colheres (sopa) para 1 litro de leite
- Cubra com um pano limpo, prenda com um elástico e deixe fermentando por 1 ou 2 dias em temperatura ambiente, de preferência um lugar escuro (como dentro de um armário)
- Depois, é só coar os grãos e guardar o líquido fermentado em um pote com tampa
- Coloque os grãos em um recipiente higienizado com leite para fazer mais kefir. Antes disso, você pode lavar os grãos com água filtrada
Fonte: Tudo Gostoso