A ExpoLeite, primeira feira totalmente voltada para a pecuária leiteira organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), vai reunir genética, inovações e conhecimento. O evento será realizado de 9 a 15 de outubro, no pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em Uberaba, na região do Triângulo Mineiro.
Conforme o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, a realização do evento exclusivo para o leite é uma demanda que veio dos produtores. A decisão de uma nova feira veio após a Megaleite, uma das maiores do País, ter sido transferida de Uberaba para Belo Horizonte.
A importância da cadeia produtiva e a demanda constante para o melhoramento genético são fatores que irão movimentar a feira.
“Leite é progresso. Todos os caminhos do leite unem cerca de 1 milhão de pecuaristas leiteiros no nosso País. São produtores rurais que precisam vencer o desafio diário de serem produtivos, eficientes e sustentáveis. Com a dedicação, o Brasil, que há alguns anos produzia cerca de 8 bilhões de litros de leite anualmente, hoje, produz mais de 35 bilhões de litros de leite anuais. E a ABCZ se orgulha de fazer parte dessa jornada. Nós fomentamos a produção de leite de qualidade através do melhoramento genético das raças zebuínas”, explicou Cid.
A ExpoLeite é um evento simultâneo, que acontece juntamente com a Expoinel Minas 2023, da Associação de Criadores de Nelore. Nela, além das raças zebuínas e os seus cruzamentos, haverá também a participação das raças convidadas jersey, bem como holandês. Ao todo, 400 animais estarão no evento.
“A nossa tarefa está apenas começando. A ExpoLeite será uma atualização constante e essencial, principalmente, nesse caso, para a cadeia produtiva leiteira. A gente sabe que com o engajamento e uma classe organizada e determinada, todos vencem. E a ExpoLeite é a prova que o setor do leite está mais forte e mais unido do que nunca. A ABCZ, que é a casa e a voz dos pecuaristas, caminha e sempre vai caminhar lado a lado de quem tem a honrosa missão de alimentar o mundo”.
Acordo Nacional do Controle Leiteiro
Durante a ExpoLeite, será assinado o Acordo Nacional do Controle Leiteiro, que envolve três associações: a ABCZ, a Girolando e a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH).
O objetivo é otimizar o trabalho nas propriedades leiteiras. Para isso, ao invés de ter quadros técnicos voltados para uma raça específica, haverá, então, apenas um quadro de técnicos capacitados para atender às três raças, em conjunto.
Dessa forma, o pecuarista que tem as três raças na propriedade poderá ter apenas um técnico fazendo o controle leiteiro de todas as vacas, garantindo economia para esse produtor.
Com a mudança, os técnicos de campo das associações deverão passar por atualizações periodicamente, beneficiando também esses profissionais.
Fonte: Diário do Comércio / Michelle Valverde