A Planilha de Sistematização da Produção (Nova PSP) é uma ferramenta desenvolvida para compreender o funcionamento dos sistemas produtivos em unidades de produção familiar com atividade leiteira, através do controle de dados produtivos e econômicos da propriedade familiar. Serve como instrumento, aos produtores e técnicos, de diagnóstico e de auxílio na tomada de decisão nos estabelecimentos rurais dedicados à produção de leite.
Desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS) e Emater/RS-Ascar, no âmbito da Rede Leite, a nova PSP busca oferecer uma estratégia de controle sistematizado da propriedade. Elaborada em uma planilha do Excel, a Nova PSP está organizada em 12 abas, com os seguintes componentes: Dados de Cadastro da Propriedade Rural; Solo; Rebanho; Alimentação; Produção; Mão-de-obra; Despesas com os cultivos; Despesas com animais; Investimentos; Outras despesas; Resultados; e Resumo.
Como benefícios e diferenciais, a Nova PSP é uma ferramenta simplificada que permite uma abordagem sistêmica da atividade de produção de leite. Com foco na realidade da agricultura familiar, possibilita, ainda, a geração de indicadores econômicos e produtivos sobre sistemas de produção de leite, auxiliando no controle de custos e receitas.
A Nova PSP foi desenvolvida no âmbito de trabalho da Rede Leite, programa de pesquisa-desenvolvimento que tem o objetivo principal de contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas e famílias de agricultores.
Felipe Rosa / Embrapa Pecuária Sul
Fonte: Embrapa.