Seis produtos do estado conquistaram medalhas no World Cheese Awards, importante concurso europeu, de caráter itinerante que, em 2022, aconteceu no País de Gales. Entre os prêmios conquistados por produtores do estado, está um super ouro, na região Sul.
Neste ano, a mostra, que acontece desde 2016, avaliou mais de 4 mil iguarias, provenientes de 40 países. O Brasil foi reconhecido com 15 condecorações.
Já as queijarias de Minas receberam, além da mais alta honraria na categoria “outros queijos de vaca maturados com mofos e consistência macia”, um ouro, duas pratas e dois bronzes.
Para o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Gilson de Assis Sales, o reconhecimento mundial da excelência do produto mineiro traz diversos benefícios.
“Todas essas conquistas fortalecem a imagem do produto do nosso estado no país, reforçam a nossa vanguarda na produção de queijos, consolidam o nosso papel em abrir novos mercados e, principalmente, mostram o desejo muito grande de exportar nosso queijo um dia. É apenas um primeiro passo, mas um passo importante que estamos trilhando”, avalia Sales.
Lista das premiações:
Super Ouro: Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão: Queijo Lua Cheia
Ouro: Laticínios Paiolzinho, de Cruzília: Queijo Azul da Mantiqueira
Prata: Fazenda Generosa, de Andrelândia: Lendário da Generosa; Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão: Tipo Gorgonzola Dolce
Bronze: Laticínios Paiolzinho, de Cruzília: Queijo Capim Mantiqueira; Laticínio Serra das Antas, de Bueno Brandão: Bueno, tipo Comté.
Fonte: Agência Minas, com informações adaptadas pelo MilkPoint.