Para 40% dos consumidores, a saúde é a principal motivação para recorrer aos produtos lácteos, associados a ingredientes ricos em nutrição. Essa popularidade demonstra que os consumidores valorizam os produtos lácteos como tendo um papel vital em uma dieta geral bem equilibrada e saudável.
Apesar do volume de mercado de leite ter diminuído nas últimas duas décadas, ele ainda continua sendo o tipo mais popular de produto lácteo. Por exemplo, em 2021, 61% dos consumidores passaram a consumir leite fresco pelo menos uma vez por semana.
No entanto, o número de consumidores que recorrem a esses produtos permaneceu fixo nos últimos anos, o que indica que, embora as pessoas estejam trabalhando para melhorar sua saúde por meio de sua dieta, elas não estão necessariamente reduzindo a ingestão de leite fresco.
Isso indica que os consumidores estão inclinados a continuar consumindo laticínios, em um momento em que estão priorizando a nutrição e a saúde. Como resultado, os consumidores estão fazendo maiores esforços para buscar benefícios multifuncionais e alegações nas embalagens dos produtos.
Os insights dos consumidores na pesquisa do FMCG Gurus mostram que os mais procurados entre os produtos lácteos são aqueles que contêm vitaminas (64%), cálcio (58%) e proteína (58%). Isso ilustra como é vital que as marcas forneçam listas claras de ingredientes e declarações multifuncionais em seus produtos, para significar máxima eficácia, conveniência e valor, juntamente com evidências que apoiem de forma transparente essas alegações.
A pandemia da Covid-19 teve um impacto significativo nos hábitos alimentares e de consumo dos consumidores. Muitos indivíduos adotaram uma abordagem mais proativa e de longo prazo para sua saúde e bem-estar, sendo um exemplo a incorporação de opções mais saudáveis em suas dietas. Isso resultou em uma crescente demanda por nutrição de volta ao básico, como listas de ingredientes simplificadas, bem como produtos associados às noções de serem frescos, naturais, nutritivos, saborosos e acessíveis.
Por exemplo, em escala global, 59% a 62% dos consumidores verificam a rotulagem nutricional de uma variedade de produtos lácteos.
As percepções do consumidor do FMCG Gurus ilustram isso através dos consumidores que verificam significativamente o açúcar, com 60%, seguido pelo teor de proteína, com 59%. Além disso, os consumidores estão evitando ingredientes desconhecidos, com conotações de artificialidade e falta de naturalidade.
Adaptado do Milk Point, com informações do Dairy Foods.