2º Mundial do Queijo do Brasil

O importante evento chegou à sua segunda edição em 2022 e celebrou, com sucesso, a produção queijeira nacional 

Realizado em São Paulo, entre 15 e 18 de setembro, o 2º Mundial do Queijo do Brasil reuniu produtores, especialistas e apreciadores de queijos e produtos lácteos. Marcaram presença comerciantes de queijo, chefs de cozinha e profissionais da cadeia do queijo artesanal ou industrial. 

Promovido pela organização não governamental SerTãoBras, o evento reconheceu os melhores queijos do mundo, com foco nos brasileiros, a partir de um grupo de jurados brasileiros e estrangeiros, são experts reconhecidos pela sua atuação no mundo queijeiro. 

Com aprovação da Guilde Internationale des Fromagers, o mundial é a única premiação nacional que abrange o setor queijeiro por inteiro, tanto produtores artesanais como industriais. 

Um time formado por 180 jurados, divididos em mesas, avaliou 1133 produtos inscritos de 11 países: Brasil, México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales. 

Para a escolha dos melhores queijos e produtos lácteos, os queijos foram julgados em duas etapas. Na primeira, foram dadas as medalhas super ouro, ouro, prata e bronze. Na segunda, o grupo seleto dos jurados avaliou os queijos “super ouro” para escolher o melhor do concurso. 

A escolha do melhor queijeiro (fabricante) do Brasil também foi inédita, segundo os organizadores. Os produtores de queijo foram desafiados em suas competências técnicas e capacidade de improvisação. 

O vitorioso foi o queijo suíço Gruyère Reserve. O Brasil conquistou o segundo lugar, com um queijo feito de leite de caprinos, o queijo azul de cabra Dolce Bosco, produzido em Joanópolis (SP), pela Capril do Bosque e a mestre queijeira Heloisa Collins. 

Paralelamente, duas feiras fizeram parte do evento: uma para um público pagante, voltada para o setor profissional queijeiro, e outra livre, que contou com stands de produtos variados como queijos, azeites, acessórios, vinhos e outros. 

A primeira edição do evento foi em Araxá (MG), em 2019. 

A lista completa com os resultados do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do 2°Mundial do Queijo do Brasil está no site do Mundial do Queijo

Mais postagens

Envie-nos uma mensagem