Conseguir mais sem gastar mais

A importância dos fatores humano e tecnológico no sucesso da gestão financeira do seu laticínio 

Em tese, diminuir os custos é considerado o melhor atalho para aumentar os lucros. Mas todo corte de gastos exige muito cuidado e deve ser feito de forma estudada e planejada. Para chegar ao resultado desejado, a ajuda de quem entende do assunto é essencial.  

Diminuir custos pode ser uma faca de dois gumes: ou seu laticínio vai produzir menos (e, portanto, vender menos) ou vai diminuir a qualidade do seu produto. O ideal, em vez de cortar os custos, é diluí-los. 

Um caminho viável, por exemplo, é reestruturar os custos. Fazer mais coisas dentro do mesmo orçamento. Como? Com o aperfeiçoamento da gestão financeira, o controle das contas e a ajuda de um ERP eficiente. Detectando “gorduras” que podem ser eliminadas.  

Para isso, não é preciso reduzir o que está dando certo em favor do que necessita de ajuste. Em qual setor do seu laticínio o dinheiro está sendo bem empregado? Onde seu uso pode ser realocado sem que isso comprometa o rendimento ou a qualidade?  

Estabeleça parâmetros para diluir os custos e aumentar os lucros, sem que as atividades sejam comprometidas. Acompanhe cada parte do laticínio para ter uma visão geral e bem-proporcionada.  

A partir desse acompanhamento minucioso, trace estratégias de redução de despesas. O objetivo não é diminuir a produção e sim diluir custos industriais e operacionais. Favorecer as vendas para aumentar a rentabilidade. Claro que isso não acontece de um dia para o outro. Mas quanto antes você começar a aplicar essa dinâmica no seu laticínio, mais rápido vai começar a ver os resultados. 

A Lacteus é focada exclusivamente na gestão de laticínios, em todas as suas etapas.  Soluções tecnológicas aplicadas no dia a dia desse segmento específico. Com experiência no setor leiteiro, não é difícil constatar que muitos laticínios ainda estão presos a formas antigas de trabalhar, com pouco ou nenhum suporte para uma gestão plena. 

Não se pode ignorar o fator humano, de extrema relevância para o software de gestão fazer a diferença no seu laticínio. De um lado, diluição de custos. Do outro, aumento de lucros. Para que que os resultados sejam vistos na prática, precisa haver equilíbrio nesse processo. E as pessoas são aliadas essenciais. 

Delegar toda a responsabilidade à tecnologia e esperar que ela trabalhe sozinha é um grande erro. Isso emperra a capacidade de rendimento. Os objetivos devem ser compartilhados com os colaboradores.  

As variáveis humanas e operacionais devem estar muito bem alinhadas. É fundamental que o laticínio tenha em sua equipe pessoas engajadas, cientes de suas funções. Cabe ao gestor passar esta noção para elas.  

Diluir custos e aumentar a lucratividade são desafios constantes para o laticínio que busca se manter competitivo no mercado. São esses desafios que se tornam a base para o aperfeiçoamento constante e crescimento do seu negócio.  

Mais postagens

Envie-nos uma mensagem