Dia Mundial do Queijo

Muitos tipos, uma só paixão: o consumo de queijo atrai diferentes culturas pelo mundo e segue crescendo 

Paixão nacional e internacional, o queijo nunca perde a majestade. Sua origem exata, no entanto, é desconhecida. Alguns estudiosos afirmam que a produção de queijo surgiu quando os humanos começaram a domesticar os animais e passaram a retirar seu leite. O fato é que o queijo sempre foi uma valiosa moeda. Alguns romanos, na Antiguidade, até pagavam impostos com os queijos que produziam. 

O dia em que se comemora a paixão pelo queijo é 20 de janeiro, considerado oficialmente seu dia mundial. Segundo uma lenda de mais ou menos seis mil anos, um comerciante árabe, ao atravessar o deserto, levou leite em uma bolsa feita de estômago de carneiro. Horas depois, ao tentar beber, notou que o leite tinha se dividido em duas partes: um líquido fino e uma porção sólida, pastosa: o queijo. Surgia, assim, um dos alimentos mais apreciados no mundo. 

O fato é que o queijo se espalhou e tornou-se parte das mais diversas culinárias planeta afora. Alguns países levam mais “fama” que outros. A França, por exemplo, produz quase 2 milhões de toneladas de queijo por ano, mas não é o maior fabricante mundial, como muitos pensam. O primeiro lugar é dos Estados Unidos, com cerca de 6 milhões de toneladas por ano. Só o estado de Wisconsin produz mais de 600 tipos do produto. Mas a França é o maior consumidor por pessoa. 

Cada país tem sua história com o queijo. Existem mais de 2000 variedades da iguaria no mundo. Impossível confirmar o número exato, pois novos tipos continuam surgindo com frequência. Uma mudança na receita aqui, um acréscimo ali e logo aparecem novos sabores e texturas. 

Não por acaso, o queijo é uma das referências alimentares mais antigas. Cada cultura usa os ingredientes que se encontram mais à mão. Dos mais comuns aos mais exóticos, há queijos feitos de leite de vaca, de cabra, de ovelha, de búfala e de camelo, entre outros. As possibilidades de receitas, usos, combinações e variedades são infinitas. 

Nem todos sabem, mas dois alimentos extremamente populares entre nós foram inventados aqui no Brasil: o queijo minas (século XVIII) e o requeijão (1911). Aliás, quando se fala em queijo no Brasil, Minas Gerais é o primeiro estado que vem à mente. Tanto que o maior queijo do nosso país – pesando mais de 2 toneladas – foi produzido em Minas, na cidade de Ipanema, no Vale do Rio Doce.   

Segundo a ABIQ (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo), em 2019 a quantidade de queijos produzidos em todo o mundo foi de 26 milhões de toneladas. Estima-se que o volume global aumente para 31 milhões de toneladas até 2030. A preferência pelo queijo só aumenta. 

Mais postagens

Envie-nos uma mensagem