Consumidores que conhecem os benefícios nutricionais compram e consomem mais produtos lácteos

Ainda que a maioria dos estadunidenses consumam produtos lácteos e que diversos laticínios ganhem popularidade, o consumo de leite fluido vem caindo significativamente desde os anos 1960

Para inverter essa tendência – e garantir que a inclusão adequada de leite seja na dieta – o setor lácteo desenvolveu material educacional para chegar aos consumidores por meio de informações em infográficos, anúncios na TV, cartazes e divulgação nas mídias sociais. Mas qual a efetividade das mensagens? Um novo estudo da JDS Communications demonstrou que quando os consumidores têm conhecimento sobre os benefícios nutricionais dos lácteos, eles compram e consomem mais produtos lácteos – incluindo queijo, sorvete, iogurte e especialmente leite.

A chefe da pesquisa, Stephanie Clark, PhD, que se aposentou recentemente do Departamento de Ciência da Alimentação e Nutrição Humana na Universidade do Estado de Iowa, explicou: “Nos propusemos a dar conhecimento àqueles que consomem uma quantidade inadequada de laticínios (menos de 3 porções por dia, conforme recomendado pelas Diretrizes Norte-americanas de Alimentação) sobre os vários tópicos relacionados com a nutrição proporcionado pelos laticínios, e avaliar se a absorção dessas informações, incentiva a compra e consumo de produtos lácteos.

Clark e a equipe de pesquisadores conduziram o estudo em 3 fases: uma pesquisa de triagem, um grupo de controle e uma pesquisa final com participantes adultos voluntários.

Quatro infográficos foram desenvolvidos para ajudar a dar conhecimento aos participantes da pesquisa sobre os rótulos dos alimentos e os conceitos relacionados aos produtos lácteos: tabelas de valor nutritivo, a má digestão da lactose, os 9 nutrientes essenciais, bem como os prebiotícos e probióticos.

Durante a fase de formação do grupo de controle, foi feita uma pesquisa preliminar, apresentação dos infográficos, e posteriormente administrado um teste de aceitabilidade de sorvete. Três amostras foram degustadas, e os facilitadores explicaram os painéis de informações nutricionais e as alegações dos ingredientes de cada um, destacando as diferenças de lactose e açúcar adicionado entre as amostras.

Após o teste do sorvete foi elaborada uma nova pesquisa entre os participantes dos testes e uma outra foi realizada um mês depois com o mesmo grupo.

Os resultados do estudo mostraram que sobre os participantes do grupo de controle houve efeitos significativos e positivos sobre as compras e o consumo de produtos lácteos entre a pré-pesquisa e a pesquisa realizada um mês depois.

“Em média, a compra de produtos lácteos aumentou para 4,4 porções por semana, 26% a mais. O consumo de produtos lácteos subiu 23% para queijos, 20% para sorvete, 26% para iogurte e o surpreendente aumento de 53% para leite fluido “, disse Clark.

No total, entre os participantes, o consumo semanal foi para 8 porções por semana, um salto de 35%. “O resultado para o consumo de leite foi o destaque de nossa pesquisa”, disse Clark.

O estudo mostra que mensagens cuidadosamente elaboradas sobre os benefícios e atributos nutricionais dos laticínios podem influenciar positivamente o comportamento do consumidor, levando ao aumento da compra e do consumo.

Fonte: The Dairy Site, via Terra Viva

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