Aumenta a indisponibilidade de leite, manteiga e ovos nas prateleiras dos supermercados

Índice de ruptura destaca ausência nas gôndolas de itens típicos de café da manhã

Manteiga, ovos e leite foram os produtos com o maior destaque em variação de ruptura nas prateleiras dos supermercados brasileiros no mês de junho, de acordo com dados do Índice de Ruptura da Neogrid, indicador que mede a ausência de produtos nas gôndolas.

Apesar da variação desses itens, o índice geral de ruptura registrou estabilidade em junho, ao crescer apenas 0,1% em comparação com o mês anterior.

De todos os itens analisados, os números das maiores variações foram: ovos de 16,6% para 17,1%; leite de 11% para 14,8%; manteiga de 8,1% para 10,5%, arroz de 9,7% para 10,2% e café de 8,8% para 9,9%.

Leite

A alta do preço do leite deve-se à redução da produção no campo, resultando em aumento de valor para o consumidor na gôndola e refletindo, consequentemente, em toda a cadeia de derivados, como a manteiga”, explica Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid.

Manteiga

A manteiga, assim como os ovos, contrasta com a queda registrada no índice desde janeiro de 2024. O item começou o ano com uma ruptura de 9%, caiu para 7,6% em abril e, em junho, foi listado com um dos maiores aumentos, com 10,5%. Esse número é o maior desde agosto de 2023.

Entenda o que significa o termo ‘ruptura’ para o varejo supermercadista

Ruptura é um indicador que mostra a porcentagem de produtos em falta em relação ao total de itens de uma loja considerando o catálogo total de produtos. Por exemplo: se um varejo vende 10 marcas de água mineral de 500 ml e uma delas está sem estoque, a ruptura desse produto é de 10%. Calculado com base no mix de cada loja, o índice não considera o histórico de vendas e independe da demanda.

Outro exemplo de ruptura pode ser observado quando o arroz parboilizado deixa de estar disponível no estoque da loja e outros tipos, como o integral, agulhinha ou arbóreo, continuam disponíveis. Em todos os casos, o termo “estoque” considera todo o espaço físico do varejo, incluindo a gôndola e o local de armazenagem para produtos ainda não disponíveis na prateleira.

Fonte: SuperVarejo

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