Evento também foi marcado por recordes no tamanho do doce de leite, da queimadinha e do pão de queijo
A décima quarta edição da festa do queijo registrou, no último sábado (1), em Ipanema (MG), mais um recorde de maior queijo minas padrão do mundo. A marca, de 2.870 quilos, superou o número alcançado pela própria cidade, no ano passado.
Durante a festa, os recordes de maior doce de leite, maior queimadinha e maior pão de queijo também foram alcançados. Os produtos foram auditados e pesados por representantes do livro dos recordes.
“É um prazer muito grande estar aqui com essa paixão que é esse queijo. É um sentimento de gratidão. Eu costumo falar que o queijo é do tamanho do nosso amor por fazê-lo,” afirmou Mateus Santos, produtor responsável pelo queijo, do laticínios Dois Irmãos.
Produção dos produtos recordistas
Para produzir o maior queijo do mundo, foram utilizados 28 mil litros de leite. Na produção do doce de leite, foram usados cerca de 2,5 mil litros de leite e 700 quilos de açúcar. Já na produção da queimadinha, 1.550 litros de leite foram utilizados.
“Foram cerca de 140 quilos a mais em comparação ao ano passado. Nos surpreendeu e também manteve o padrão de qualidade pois é muito gostoso. O recorde do doce de leite também foi quebrado, e somado ao da queimadinha e a novidade do pão de queijo, são quatro incríveis recordes em um só evento”, disse Luciano Cadari, do Ranking Brasil, responsável pela análise dos produtos.
Pão de queijo recordista
O pão de queijo de Ipanema pela primeira vez, conquistou o recorde mundial. O produto alcançou 4,03 kg. Após as análises, as iguarias foram apresentadas e distribuídas ao público na Praça Coronel Calhau, no Centro da cidade.
Fonte: G1 / Foto: Prefeitura de Ipanema