Empresa baiana investe em doce de leite alcoólico

Produto já é vendido em 21 Estados brasileiros e, neste ano, chegou às redes varejistas nacionais

Em 2018 dois amigos resolveram criar, em Salvador (BA), um destilado à base de doce de leite. Desenvolveram, de forma artesanal, uma formulação, que anos depois viria a conquistar um espaço único no mercado consumidor: a Don Luiz, que é a primeira marca brasileira de doce de leite alcoólico cremoso.

“Na época estávamos buscando uma bebida à base de doce de leite. Criamos algumas fórmulas, fizemos vários testes a chegamos ao Don Luiz”, conta Lucas Rocha, CEO da empresa que leva o nome de seu único produto.

O produto criado despretensiosamente entre amigos, ganhou uma versão comercial em 2020, quando os sócios Luis Nato, Lucas Rocha e Rafael Medeiros decidiram industrializar a bebida em São Paulo. Foi neste momento que descobriram terem criado um produto inédito.

“Quando desenvolvemos a bebida, de forma artesanal, eram as características sensoriais que importavam. Neste sentido, ter 13% de graduação alcóolica foi o que funcionou para o sabor e cremosidade que buscávamos”, conta o executivo.

Na industrialização descobriram que os produtos destilados, de acordo com as regras do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), devem ter graduação alcóolica mínima de 15%. “Pra gente não fazia sentido alterar a fórmula do produto que era muito recebido pelo consumidor por seu sabor e cremosidade”, diz.

Mantiveram então a formulação original e investiram na construção do marketing da primeira marca brasileira de doce de leite alcoólico. Entre 2021 e 2022 a Don Luiz ganhou os pequenos e grandes varejistas regionais.

A partir de 2023, depois de conquistarem 21 estados brasileiros, se expandiu para as grandes redes nacionais, a exemplo da St.Marche, GPA e Cenconsud e Grupo Carrefour. “Agora queremos conquistar players no interior de São Paulo”, diz.

Em 2023 a marca monoproduto teve 30 mil caixas, com 9 litros, comercializadas no Brasil. Para 2024, os sócios da empresa estimam comercializar de 50 mil caixas. Como o produto ganhou mercado de forma inusitada, sem pertencer a especificamente a uma determinada categoria, uma nova campanha foi desenvolvida – “Don Luiz é Don Luiz” – para destacar a particularidade da bebida.

“Nossa ideia era criar um produto para um público entre 26 e 35 anos, mas também nos surpreendemos, uma vez que essa geração está apresentando o produto aos seus pais, que estão se tornando grandes consumidores de Don Luiz”, conta Rocha.

Podendo ser consumido em shot (gelado), com gelo ou em drinks, o coquetel alcoólico de doce de leite Don Luiz tem sido a escolha para as celebrações entre amigos e família.

Fonte: Globo Rural / Foto: Don Luiz / Divulgação

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