Produtor atendido pelo Senar-PB é premiado na ExpoQueijo Brasil 2023

Queijo/PB – A terceira edição da ExpoQueijo Brasil – Araxá Internacional Cheese Awards aconteceu no município de Araxá, em Minas Gerais. 

O evento rendeu mais uma premiação para o produtor paraibano, Renato Brito, que conquistou bronze no Concurso Internacional de Queijo Artesanal 2023. Renato é professor e produtor rural no Capril Encanto da Macambira, localizado no município de São João do Cariri (PB). Esse é o seu segundo prêmio em competições como está, só esse ano.

O produtor, que é atendido na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR, participou do concurso nacional “Queijo Brasil” que aconteceu na cidade de Blumenau (SC), lá conquistou o seu primeiro ouro em competições e dessa vez seu queijo de cabra ficou mais uma vez no pódio com bronze.

Quando conheci a caprinocultura leiteira e comecei de fato a produzir, surgiu a oportunidade de participar de um treinamento sobre queijos, realizado pelo SENAR em 2016. Daí em diante fui me especializando na área, mas não tinha conhecimento desses concursos. Através do projeto Roteiro do Queijo conheci o concurso de Araxá, mas nunca imaginei que no ano seguinte eu ia conseguir duas medalhas, uma de ouro em Blumenau e o bronze no torneio internacional em que participei pela primeira vez”, contou Renato.

Renato é atendido pela técnica de campo Andreia Batista, que também participou do evento como jurada, só que dos queijos produzidos com leite de vaca. “Participei de uma capacitação online e presencial para fazer o julgamento. Acredito que essa experiência está sendo uma oportunidade de conhecer e trocar conhecimento com outros especialistas e consequentemente aplicar tudo isso no campo, para melhorar a qualidade dos queijos feitos pelos nossos produtores na ATeG”, disse.

O evento que serviu de vitrine para expor os produtos nacionais, reuniu produtores rurais, fabricantes de queijo artesanal, pequenos proprietários da agroindústria e especialistas em queijo. Renato ainda destacou a importância dos concursos para que pequenos produtores passem a ter visibilidade tanto nacional quanto internacionalmente, trazendo também essa atenção para os produtos produzidos em seus Estados ganhando credibilidade no mercado, como aconteceu com ele.

Fonte: SENAR.

Mais postagens

Envie-nos uma mensagem