Observatório do Consumidor analisa os padrões de consumo do doce de leite

A newsletter do Observatório do Consumidor analisou o doce de leite, derivado lácteo que marca presença em festinhas e comemorações. Seja em pedaços ou em colher, puro, acompanhado por queijo, em cobertura e recheio de bolos ou sobremesas variadas.

O OC coletou 851.782 tweets que se referiram a este produto entre maio de 2020 e fevereiro de 2023. Tal alimento, cujo consumo possui caráter puramente indulgente, teve seu maior número de menções no Twitter em 2020, primeiro ano da pandemia do Covid-19. Importante observar que, mesmo com um quadrimestre a menos de coleta de dados que nos anos seguintes, o interesse pelo doce de leite se destacou em 2020, com 38% do total de referências, diminuindo nos demais períodos.

Na comparação entre os quadrimestres, percebe-se que no ano de 2021, o interesse dos consumidores pelo doce de leite foi maior no primeiro quadrimestre, diminuindo ao longo do ano. Já o maior número de tweets em 2022, foi no segundo quadrimestre, e o menor, no terceiro quadrimestre. Comparando o número de tweets coletados nos dois primeiros meses de 2023 (28.551), percebe-se que ele está bem aquém dos anos anteriores. No primeiro bimestre de 2021, foram registradas 47.879 menções ao doce de leite e, nos dois primeiros meses de 2022, 35.352. Portanto, o interesse dos consumidor pelo doce de leite vem diminuindo ao longo do período analisado.

Os homens formaram maioria, entre os usuários do Twitter que publicaram sobre doce de leite. A representatividade masculina foi aumentando com o passar dos anos, e, no total, eles foram os responsáveis por 61% das menções ao produto, contra 39% de mulheres.

Quanto às gerações, a Y é, de longe, aquela que mais se manifestou a respeito desta iguaria nas redes sociais, com 82,7% do total de tweets, seguida pela geração Z, com 15,5% e, então, a geração X, menos representativa, com 1,8% de manifestações.

Os 3 estados de onde se originaram o maior número de tweets sobre o doce de leite são também os três mais populosos do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Juntos eles respondem por 53% do conteúdo postado.

Na sequência têm-se os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e Distrito Federal, todos superando, individualmente, 5.000 postagens sobre o doce, no período analisado.

Atributos desejados e sentimento dos consumidores

Ao se falar em doce de leite, o Sabor foi a característica mais desejada pelos internautas. Em 30% dos tweets que se referiram a algum atributo desta guloseima, o Sabor esteve presente. Além dele, a Cor e a Textura foram consideradas importantes para o consumo, correspondendo, respectivamente, a 20% e 10% das postagens. O Preço, por sua vez, não possui um peso tão significativo na decisão de consumo, aparecendo somente em 7% das postagens, corroborando a natureza indulgente deste consumo.

A análise de sentimentos das postagens sobre o doce de leite apresenta o incremento de expressões positivas nas postagens, passando de 55%, em 2020, para 67% em 2023. Houve diminuição do conteúdo neutro e o conteúdo negativo ficou estável ao longo dos anos.

Preferência dos consumidores

As postagens sobre doce de leite, em sua maioria, compreenderam também outros alimentos que acompanham o doce de leite no consumo. E os diversos produtos açucarados foram os mais referenciados pelos internautas, estando presente em 46% destas postagens. Em segundo lugar, os laticínios apareceram em 26% dos tweets.

Quem acha que doce de leite é mais gostoso quando saboreado junto de um queijinho, está certo e não está sozinho. A nuvem de palavras (Figura 7) ratifica a preferência do consumidor pela combinação gastronômica tradicional: doce de leite e queijo, deixando em evidência vários termos que remetem a este derivado como requeijão, coalho, queijinho, ralado e outros. Palavras como intolerância, intolerante e lactose também aparecem com certo destaque e merecem atenção do mercado a esta demanda em crescimento.

Fonte: Site Terra Viva.

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