O método FIFO, com a ajuda do software de gestão, é essencial para a rastreabilidade dos produtos e para o controle de lotes
Em qual lote aquele produto foi produzido? Qual a data de fabricação? E a de validade? Para quem seu laticínio vendeu? Essas e outras perguntas devem ter respostas imediatas e precisas. E essas respostas estão (ou deveriam estar) no banco de dados do seu laticínio. Afinal, controlar minuciosamente os produtos da sua empresa é essencial e obrigatório para a rastreabilidade desses produtos e também para o fluxo saudável da produção.
Para organizar e gerenciar o estoque, muitas etapas precisam ser cumpridas. A forma de armazenar as mercadorias é a base para diminuir os desperdícios e reduzir os custos. Todo esse controle de lotes é um processo que deve ser feito pelo software ERP. Por isso ele precisa ser eficiente e confiável. Afinal, o controle de lotes em produtos perecíveis como o leite e seus derivados exige uma verificação rigorosa sobre a rastreabilidade de sua origem.
Este controle vale tanto para os insumos utilizados na produção, como para os produtos acabados. Por exemplo, na preparação do iogurte, temos leite em pó, estabilizantes, fermentos, aromas e corantes. É essencial utilizar primeiro o insumo que está com a data de vencimento mais próxima. Isso vale para todos os ingredientes.
Existem conceitos de armazenagem que agilizam e facilitam essa operação. Um deles é o FIFO (first in, first out), também conhecido como PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), em português. Essa estratégia para gerenciamento de estoque é baseada em filas. Ou seja:
Os insumos devem ser consumidos na ordem que chegam. Ou seja, o mais recente que tem a validade maior será consumido por último.
O método é muito utilizado por empresas que trabalham com produtos perecíveis, como itens alimentícios com vencimento a curto prazo. Com a estratégia do FIFO, é possível minimizar perdas causadas por gestão de estoque indevida ou precária. O controle de lotes pode ser realizado com base no lote de fabricação do produto, importante para que a venda seja feita seguindo a forma FIFO / PEPS.
Digamos que seu laticínio produziu uma remessa de iogurte e, dois dias depois, uma nova quantidade semelhante ficará pronta. Mas metade da primeira remessa ainda não saiu do estoque. E a nova remessa já está entrando. Como organizar de maneira que remessas antigas não envelheçam no estoque e acabem inutilizadas? Aí está a importância do FIFO: quando se organiza o estoque por data de entrada e saída, a probabilidade de vencimentos diminui bastante.
“Ao fabricar um produto, é preciso ter esse controle tanto in loco quanto documental, incluindo registros, especificando os insumos utilizados para fabricar determinado queijo, por exemplo”, explica Milana Dias, CEO da Vida de Laticínios e especialista em Vigilância Sanitária, Qualidade de Alimentos, Higiene e Tecnologia de Produtos de Origem Animal. “Sem o controle de lotes, o que se tem é uma falha na rastreabilidade, na implementação do autocontrole do laticínio. E isso vai gerar multa. Se o laticínio insistir nessa falha, além de ser autuado, ele pode sofrer outras sanções administrativas, até mesmo suspensão das atividades.”
Casar a estratégia do FIFO com as funcionalidades e praticidades que o ERP proporciona pode gerar grandes benefícios para o laticínio. Aumento de lucro, maior agilidade e menor taxa de desperdício são alguns deles. Entre outras vantagens, o controle de lotes baseado no FIFO também:
- Evita desperdício de mercadorias e envio de itens fora da validade (ou próximo do vencimento);
- Facilita a precificação dos produtos;
- Aumenta a agilidade;
- Simplifica o controle dos custos de entrada e preços de saída;
- Agiliza a expedição de pedidos (localização no estoque, separação, embalagem e envio).
O controle de lotes é muito importante não apenas para a rastreabilidade dos produtos, mas também para que o estoque do seu laticínio fique sempre organizado. O certo é fazer uma arrumação prévia, dispondo a mercadoria antiga na frente e estocando a nova, para que sempre saia por último. E o software ERP é o aliado ideal para esse controle.