Fluxo de caixa

A ferramenta que permite visualizar e controlar a situação financeira do seu laticínio, além de ajudar na tomada de decisão 

A organização financeira é fundamental no dia a dia do laticínio. Para isso, o gestor conta com uma ferramenta essencial para planejamento e controle financeiro: o fluxo de caixa. Ele é o controle de entradas e saídas dos recursos da empresa, ou seja, a quantia de caixa obtida e a que foi desembolsada pelo laticínio em um certo período de tempo. Com base nesse fluxo, o gestor pode ter um controle detalhado de todo o dinheiro que entrou e saiu. 

O objetivo é apurar o saldo disponível naquele momento e fazer a projeção para o futuro. Sempre deve haver capital de giro acessível tanto para custear a operação do laticínio (impostos, folha de pagamento, fornecedores e outros) quanto para investir em melhorias (reforma da fábrica, reposição de maquinário etc.). 

O fluxo de caixa deve conter os dados das movimentações financeiras de todos os períodos: saldos, despesas, valores a pagar e a receber, entradas, saídas e tudo que envolve os recursos financeiros do laticínio. Em termos diretos, entrada é todo dinheiro que entra no laticínio por meio de suas vendas. Por isso é preciso saber a origem, o que determina o plano de contas, ou seja, se esse dinheiro veio de uma venda ou de outra fonte. 
 
Saída refere-se a todo dinheiro que sai do laticínio. É preciso especificar para onde foi esse dinheiro no plano de contas (folha de pagamento, energia, água, aluguel etc.). No final, subtrai-se a saída da entrada. Com um bom fluxo de caixa, o laticínio pode planejar suas futuras ações da maneira mais adequada, além de controlar o desempenho dos processos que já estão em execução. 

Para manter esse aspecto saudável e obter bons resultados, é preciso controlar o fluxo de caixa com precisão. Esse controle pode ficar mais simples e seguro com o auxílio de um bom sistema ERP. Afinal, organizar e preencher manualmente as informações em um caixa demanda muito tempo. Sem falar nas chances de erros e retrabalho, que são grandes.  

Com o ERP é possível ter previsibilidade, com informações atualizadas, sempre que houver entrada ou saída de produtos. O sistema também controla o fluxo de caixa de maneira planejada e automatizada, tanto no volume de compras do laticínio quanto nos processos rotineiros. O ERP ainda organiza as contas a pagar e a receber por categoria e por data, emitindo alertas para que o laticínio não perca seus prazos. 

Além de ajudar nas tomadas de decisões, o fluxo de caixa também mantém a estabilidade financeira do laticínio. O laticínio, auxiliado por um bom ERP, pode planejar suas futuras ações da melhor maneira. 

Mais postagens

Envie-nos uma mensagem