28 de julho – Dia do Produtor Rural

Para comemorar o trabalho do homem do campo e reconhecer sua importância

No mês passado, comemorou-se o Dia Mundial do Leite. E agora é a vez do dia nacional do produtor rural, figura sem a qual o leite, que alimenta nossa nação, não chegaria até nós.

Muitos dos alimentos que consumimos diariamente passam primeiro pelas mãos de um agricultor. Mas nem sempre nos damos conta disso, na pressa do dia a dia. Nada mais justo, então, do que comemorar a força do produtor rural brasileiro.  

Agricultores e pecuaristas produzem, juntos, cerca de 380 milhões de toneladas de alimento por ano. Nessa união de esforços, a pecuária tem uma participação de grande relevância na economia do país. 

A pecuária leiteira é a única atividade presente em praticamente todos os municípios do Brasil. Isso quer dizer mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. 

Não por acaso, o Dia do Produtor Rural é comemorado em 28 de julho, Dia do Agricultor. A celebração foi instituída nesse dia em 1960, no governo de Juscelino Kubitschek. Na ocasião, comemorava-se os 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura (hoje Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). 

Nos últimos dois anos, o valor bruto da produção de leite nas propriedades atingiu cerca de R$ 35 bilhões. Segundo a FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura), o Brasil é o 3º maior produtor mundial de leite. 

A agricultura tem se tornado muito mais produtiva e eficiente, auxiliada pela evolução tecnológica. As projeções do agronegócio da Secretaria de Política Agrícola estimam que, para 2030, permanecerão os produtores mais eficientes, aqueles que se adaptarem à nova realidade: adoção de tecnologia, melhorias na gestão e maior eficiência técnica e econômica. 

Mas o grande responsável por conduzir essa agricultura é o produtor rural. É ele que, mesmo em meio a dificuldades e desafios, trabalha incansavelmente para movimentar o agronegócio. 

Nosso reconhecimento ao trabalho de todos os produtores rurais do país!

Leia também nossa série sobre incentivos ao produtor rural:

Incentivo por Fidelidade

Incentivo por Volume/Quantidade/Produção 

Mais postagens

Envie-nos uma mensagem