Data Driven

Os dados dizem muito sobre o modo como as decisões são tomadas em um laticínio 

Milhares e milhares de dados são gerados a todo momento no mundo, sem parar. A quantidade e a rapidez são impressionantes. Nessa roda-viva, a indústria de alimentos tem inovado e evoluído também rapidamente. E o setor de laticínios não fica fora dessa transformação, ainda que ela ocorra de forma gradual e (ainda) desigual. 

O fato é que vivemos um período de revolução movido por tecnologia e dados. Esses dados estão em toda parte: nas redes sociais, nas pesquisas de mercado, nas pesquisas fechadas que as empresas podem contratar, nos analytics ou em outros tipos de análises. A inteligência de dados já é uma estratégia adotada por diferentes empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos.  

Quem é da área de tecnologia ou administração está familiarizado com o termo data driven. Mesmo quem não sabe do que se trata, já pode ter ouvido falar, ainda que vagamente. A expressão vem ganhando cada vez mais importância e espaço. Em tradução literal, data driven significa “guiado por dados” ou “orientado por dados”. Trata-se do uso de dados para validar hábitos, verificar possibilidades de mercado e aplicar estratégias mais eficazes. Ou seja: guiar a sua empresa a partir de informações confiáveis, de forma a entender mais claramente o segmento em que ela se insere. Em contrapartida, sua empresa torna-se mais capaz de oferecer produtos que vão ao encontro do esperado pelo consumidor.  

Mas a grande sacada está no cruzamento dessas informações. Não adianta apenas acumulá-las. Para que elas façam sentido, é preciso saber interpretá-las e usá-las de forma correta. Esse é o desafio diário das empresas hoje. A indústria de laticínios não está imune a esses conceitos. Automação, big data e sistemas inteligentes ainda são vistos como tendências, mas chegaram para ficar e continuar evoluindo à medida que a indústria inova. 

E onde entra seu laticínio nisso tudo? Dados falsos ou equivocados resultam em conclusões incorretas e ações falhas. Por isso, ter uma fonte válida de dados e informações é essencial para uma estratégia que gere resultados reais. E essa estratégia é montada a partir de decisões que, baseadas em dados – e não em achismos – diminuem as chances de erro. Na prática, isso ajuda a reduzir custos, poupar tempo e aumentar a produtividade. 

Indo mais longe ainda, seu laticínio pode se tornar mais competitivo. Analisar os dados de pedidos de vendas, vendas efetuadas, regularidade nas encomendas de insumos para o laticínio, quais os produtos que têm mais saída, quais os que ainda não atingiram seu potencial de consumo, a frequência na aquisição de materiais, enfim, todos esses e muitos outros dados, quando bem interpretados, poupam tempo, otimizam as estratégias de venda, de compra e suprem devidamente as lacunas do negócio. Mais: viabiliza resultados favoráveis e até o lançamento novos produtos ou serviços no mercado, levando em conta a margem de lucratividade e as necessidades do seu público. 

À medida que o poder dos dados começa a fornecer retornos reais, o setor lácteo passa a fazer melhor uso de seus dados e a buscar o melhor desempenho entre os concorrentes. A tecnologia já existe e estudos de caso podem ser facilmente encontrados. Aqueles que adotam uma abordagem baseada em dados e tecnologia (conceito data driven) para seus laticínios são os que farão a diferença na indústria da próxima geração. 

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