Controlar todas as atividades diárias de um laticínio não é tarefa fácil. Entenda o que é ERP e sua importância dentro da empresa
O que você deve fazer para sua empresa – não importa o tamanho – se modernizar e alavancar a produtividade? Como organizar, otimizar e controlar, de forma segura e eficiente, as informações de todos os setores do seu laticínio? A pergunta contém muitas palavras, mas a resposta pode ser dada em apenas três letras: ERP.
Se você é da área de tecnologia, de informática ou de administração, já sabe do que se trata. Mas a maioria dos simples mortais não faz nem ideia. Ou talvez não liguem “o nome à pessoa”. A sigla, traduzida do inglês Enterprise Resource Planning (ERP), quer dizer planejamento de recursos empresariais.
OK, você já entendeu o que a sigla significa. Mas continua sem saber por que o ERP é tão importante para a sua empresa? Vamos ilustrar com um exemplo: seu laticínio, além de leite, oferece vários tipos de bebidas lácteas e outros derivados. E tudo isso é produzido com a compra do leite e dos ingredientes, certo? Esses componentes vão originar os produtos finais. E a matéria-prima para esta produção vem de vários fornecedores.
Só por esse exemplo superficial já dá para perceber que o dia a dia de um laticínio inclui muito trabalho minucioso, que passa por várias etapas, envolve diferentes setores e precisa de monitoramento constante. Não é nada fácil gerenciar isso tudo, mas quando o modelo de gestão do laticínio é bem feito, o resultado se reflete na qualidade dos produtos e na lucratividade da empresa. E isso é possível graças ao ERP.
“Certo, mas ainda não ficou claro para mim o que é ERP!”. Pois bem. É possível recorrer a um site de busca e fazer uma pesquisa sobre o que é ERP. Vai surgir um oceano de respostas. Umas mais abrangentes, outras mais técnicas. Prepare-se para expressões muito próprias e específicas de tecnologia da informação (TI), que só quem pertence a essa área domina. Em alguns casos, mesmo quem é do ramo encontra dificuldades e dúvidas.
Então vamos ao que interessa: o ERP é um software usado para planejar e gerenciar todos os processos de uma organização, como coleta e recebimento de suprimentos, fabricação, serviços, finanças e várias outras áreas. Certo, então ERP é um software. Ouvimos essa palavra com frequência, não? Software nada mais é que um termo genérico para se referir a todo programa em um computador, celular, tablet etc. É o software que faz esses aparelhos executarem suas funções. Isto é: sem esses softwares (programas) os aparelhos não funcionam.
No nosso caso, aqui na Lacteus, trabalhamos exclusivamente com o setor lácteo. Nosso foco é totalmente voltado para os laticínios, por isso buscamos soluções para esse setor, totalmente contextualizadas com as necessidades e exigências da indústria láctea. Desenvolvemos nosso software, o LACTEUS ERP, para atender a cadeia leiteira. É esse software que vai agregar todos os níveis do seu laticínio, interligar os setores, unir pontas soltas, eliminar excessos e manter tudo organizado de maneira clara e acessível.
O LACTEUS ERP integra as diferentes áreas do seu laticínio em tempo real. Com isso, dá ritmo aos processos e gera dinamismo em todas as operações. Dentro de seus vários módulos, nosso ERP registra os dados da captação do leite, faz o apontamento do volume, percurso, tempo, temperatura e outras análises. Também registra os pedidos dos clientes no momento em que o vendedor está realizando a visita. O laticinista tem acesso seguro a todas as informações precisas e atualizadas sobre os principais índices de performance do laticínio.
Agora ficou mais claro como um laticínio pode se beneficiar do ERP, não? O trio de letrinhas é pequeno no tamanho, mas gigante quando o assunto é organização, segurança e clareza das informações. Com um bom sistema de ERP em seu laticínio, funcionando a todo vapor, você pode garantir que cada item de cada setor – coleta, produção, estoque, vendas e outros – em todo o processo, trabalhe com dados precisos e ganhe agilidade e segurança.
Na prática, com um software moderno como o LACTEUS ERP, aprovado por várias indústrias lácteas, suas decisões são orientadas por soluções confiáveis. Se damos esse suporte com tanta segurança, é porque temos na bagagem muitos anos de experiência e dedicação ao setor lácteo. Nosso trabalho obedece a métodos estudados e consolidados especificamente para esse segmento. Quer saber mais sobre as soluções da Lacteus para o seu negócio? Entre em contato com a gente. Queremos fazer a diferença no seu laticínio.