Sempre unidos, mas nunca iguais

Conheça as diferenças entre iogurte e bebida láctea

Com um rápido passeio pelo supermercado, é possível encontrar derivados lácteos diversos. Bebidas feitas de leite, geralmente com rótulos chamativos, coloridos e atraentes. Muitas delas parecem ser o mesmo produto, apesar dos diferentes formatos e tamanhos das embalagens.

O velho ditado “nem tudo é o que parece” se aplica bem ao iogurte e à bebida láctea. De tão parecidos, é muito fácil confundi-los. Tem gente que nem diferencia os dois. Mas, na prática, qual é a diferença entre eles?

Iogurte

“O iogurte é um produto obtido a partir da fermentação do leite”, explica Isabela Carneiro, cientista de alimentos que atua como consultora técnica da Lacteus. “São adicionados microorganismos benéficos – exclusivamente das bactérias lácteas Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus – que transformam o açúcar do leite (lactose) em ácido lático. Isso faz com que o iogurte tenha um teor menor de lactose, quando comparado ao leite”.

Os dois ingredientes são o leite e os microorganismos responsáveis pela fermentação. Com o ácido lático formado, é possível sentir o sabor ácido típico do iogurte em sua versão natural. Isto é: sem adição de açúcar ou sabor.

Essa característica, no entanto, é suavizada em outros tipos de iogurtes encontrados no supermercado. “Para amenizar essa acidez, a indústria inclui vários ingredientes como açúcar, frutas, corantes e aromatizantes, que vão deixar o iogurte com aquele sabor mais familiar ao nosso paladar”, explica Isabela.

Bebida láctea

“A bebida láctea é um produto obtido a partir da mistura do leite in natura com o soro do leite”, esclarece Isabela. “Esse soro é um subproduto da indústria do queijo. Na fabricação do queijo, o leite é coagulado para que se consiga a massa que vai formar o queijo. O soro que sai desse processo é usado para a formulação da bebida láctea.”

A consistência da bebida láctea é mais líquida que a do iogurte, justamente por conta da mistura do leite com o soro. Ela é feita do leite fermentado com, no mínimo, 51% de soro de leite. Para ficar mais encorpada, com o aspecto próximo ao do iogurte, a bebida láctea costuma ter amido de milho e um pouco de leite em pó.

Assim como o iogurte, a bebida láctea também pode ter adição de polpa ou aroma de fruta. “A bebida láctea, pela presença do soro do leite, é mais diluída e, em alguns casos, menos calórica que o iogurte”, informa Isabela. “Mas do ponto de vista nutricional, o iogurte tem mais proteínas, cálcio e bactérias lácteas benéficas ao organismo.”

Lado a lado nas prateleiras

Tanto o iogurte quanto a bebida láctea possuem características nutricionais parecidas, que variam mais de uma marca para outra do que entre os dois produtos em si. “É importante ler as especificações do rótulo para saber se está comprando iogurte ou bebida láctea”, alerta Isabela. “Algumas informações podem vir pequenas ou muito disfarçadas nos rótulos.”

Vale lembrar que tanto o iogurte quanto a bebida láctea são opções válidas de produtos que podem entrar na lista de produção de qualquer laticínio. E o laticínio pode optar por produzir o item de sua preferência (ou ambos), de acordo com sua conveniência, desde que esteja em conformidade com a legislação competente (municipal, estadual ou federal) e obedeça aos métodos de análise das características físico-químicas, de composição, de contagem de bactérias e outros tantos testes necessários.

IOGURTEBEBIDA LÁCTEA
Mais cremosoMais líquida
Maior quantidade de leiteMenor quantidade de leite
Mais caloriasMenos calorias
Mais proteínas, cálcio e bactérias lácteas benéficas para a flora intestinalMenos proteínas, cálcio e bactérias lácteas benéficas para a flora intestinal
Base láctea de no mínimo 70% do total de ingredientesBase láctea de no mínimo 51% do total de ingredientes
Maior preçoMenor preço

Mais postagens

Envie-nos uma mensagem